Agora é oficial, a categoria principal do campeonato mundial de motovelocidade irá receber novas alterações no regulamento para 2012. Os fabricantes poderão utilizar motores de no máximo 1000 cilindradas. Em 2002, quando foi criado o MotoGP em substituição ao Mudnial de 500cc (2T), iniciou-se a utilização de 990cc (4T) que em 2007 foi alterado para 800cc com o objetivo não alcançado de reduzir custos.
Com as mudanças o campeonato mundial de Superbike, que utiliza motocicletas em linha de produção, deverá ser afetado, resta saber se positivo ou negativamente. Positivo pois os avanços conseguidos nas motocicletas e motores no MotoGP poderão ser incluídos nas motocicletas utilizadas no Superbike. Já o fator negativo é que o campeonato perderá a exclusividade das 1000 cilindradas.
Calendário das mudanças de motores nos últimos anos:
2002 – Introdução das 990cc a 4 tempos de MotoGP (em vez das 2 tempos de 500cc).
2007 – Capacidade máxima do motor alterada de 990cc para 800cc.
2009-2010 – Máximo de motores a utilizar (seis por piloto em 2010).
2012 – Capacidade máxima do motor aumentada para 1000cc, com limite de 4 cilindros e um diâmetro máximo de 81mm.
Fonte: Site Motokando
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