segunda-feira, 27 de setembro de 2010

MOTO2 2010 - Motores Honda 600cc


Os motores da categoria Moto2 foram entregues às equipes, tratando-se de motores Honda de 600 cilindradas, todos idênticos. As equipes poderão alterar apenas as configurações da injeção eletrônica (provavelmente para adequar o sistema à caixa de filtro de ar e ao escapamento). As espectativas são as melhores, a mudança resultou em um grid completo de motocicletas e equipes em lista de espera para entrar no campeonato.


Os 40 pilotos que vão alinhar na Moto2 testaram os novos motores que usarão na  competição durante o campeonato 2010.

O processo de entrega dos motores foi feito por sorteio, com cada  equipe  recebendo um dos 44 motores levados para o teste oficial de Valência pela Geo Technology. A empresa suíça, liderada por Osamu Goto, respeitado engenheiro e projectista que trabalhou para a Honda e Ferrari na F1, será o responsável pelos preparativos e manutenção dos novos motores de 600cc de Moto2.

Goto comentou o ênfase no processo de preparação dos motores, que inicialmente foi a busca de potência, confiabilidade e estabilidade de prestação com o objetivo de garantir igualdade técnica. Ele disse: “As equipes podem trabalhar nos acertos da injecção, dependendo da entrada e saída de ar que usarem, mas se seguirem as direcções da HRC as variações de potência entre motores será mínima.”

De acordo com o engenheiro nipónico: “Os motores serão revistos a cada 1.500 km, aproximadamente três corridas. A prestação do motor deve ser estável ao longo deste tempo, mas também depende das estratégias usadas pelas equipes e da forma como tratarem os motores.”
Para garantir que nenhuma equipe se sinta tentada a manipular o motor, o que afectaria a competição, os motores estão equipados com uma série de selos e serão controlados pela equipe dirigida pelo Diretor Técnico do Campeonato Mike Webb.

“Os quatro selos que bloqueiam o acesso às partes essenciais do motor servirão como uma revisão primária,” disse Webb. “Mas também temos acesso à telemetria, com os quais podemos avaliar tudo o que tenha a ver com o motor e certificar que prestação está de acordo com os parâmetros estabelecidos e que não foram alterados.”

Fonte: Site Motocando

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