quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Como funcionam os motores rotativos

por Karim Nice
Traduzido por HowStuffWorks Brasil


Introdução

motores rotativos

Um motor rotativo é um motor de combustão interna, como o motor do seu carro, mas funciona de um modo completamente diferente do motor a pistão convencional.

Em um motor a pistão, o cilindro faz alternadamente quatro trabalhos diferentes: admissão, compressão, combustão e escapamento. Um motor rotativo faz os mesmos quatro trabalhos, mas cada um acontece em um setor específico da carcaça. É mais ou menos como ter um cilindro dedicado a cada um dos quatro trabalhos, com o pistão se movendo continuamente de um para o outro.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

MOTOR ROTATIVO WANKEL


Um pouco de História
A maior parte dos motores que equipam os carros, são de combustão interna através do deslocamento de pistões, entretanto, existe uma outra categoria de motores a combustão interna que se utiliza de outro princípio. São os chamados motores rotativos ou Wankel.
A denominação Wankel, vem do Engenheiro alemão Felix Wankel que foi o responsável pela maior parte dos estudos que levaram ao seu desenvolvimento atual, bem como o responsável por patentear o seu princípio de funcionamento em 1954. Alguns anos depois, em 1º de Fevereiro de 1957, Wankel e sua equipe puseram em funcionamento o primeiro motor com "pistão" rotativo.

A HISTÓRIA DO MOTOR V8

O nome é mágico: "V8". E a simples menção disso faz alguns tremerem e outros suspirarem. Afinal V8 é sinônimo de potência, muita potência. Mas nem sempre foi assim. O primeiro motor com cilindros dispostos em "V" foi construído em fins de 1890 pelo alemão Gottlieb Daimler. Era um bicilíndrico com 3,5 cv de potência. Para se chegar aos motores com maior número de cilindros, foi preciso esperar até a chegada de 1904, quando a empresa francesa Darracq montou um carro para tentar quebrar o recorde mundial de velocidade.